terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Visita do Papa a Portugal - Maio 2010

Já está a ser noticiado o programa da vinda do Papa Bento XVI a Portugal.

Está como coordenador da visita pontíficia Dom Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa.

Segundo o que a agência Zenit noticiou, transcrevendo o seu texto:

«Bento XVI chega no dia 11 de maio, às 11h, ao aeroporto da Portela. Às 12h45, acontece a cerimônia de boas-vindas, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

No início da tarde desse dia, às 13h30, o Papa faz uma visita de cortesia ao presidente da República, no Palácio de Belém. Depois, às 18h15, preside à Missa, em um local de Lisboa ainda a definir. Dom Carlos Azevedo destacou que será uma “grande celebração”, em algum “espaço largo” à beira rio do rio Tejo.

O bispo, que é presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), disse que durante a eucaristia, o Papa deve deixar “uma mensagem fundamental para este tempo em que vivemos, que é o desafio da santidade”, tema da viagem.

No dia 12 de maio, Bento XVI encontra-se às 10h com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém. Às 12h, estará com o primeiro-ministro, na Nunciatura Apostólica.

Às 16h40, o Papa parte em helicóptero para Fátima. Já às 17h30 visita a Capelinha das Aparições, no Santuário. Às 18h, preside às Vésperas com presbíteros, religiosos, seminaristas e diáconos, na Igreja da Santíssima Trindade. Encerrando o dia, às 21h30, cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, preside à Recitação do Rosário e Procissão das Velas.

No dia 13, às 10h, Bento XVI preside à Santa Missa, no Recinto do Santuário de Fátima.

No final da Eucaristia, o Papa visitará a Basílica do Santuário, onde estão os túmulos dos pastorinhos Francisco Marto, Jacinta Marto e Lúcia de Jesus.

O Papa almoça com os bispos de Portugal e com o séquito papal, às 13h, e às 17h mantém um encontro com as organizações da Pastoral Social, na Igreja da Santíssima Trindade. Às 18h45 acontece o encontro com os bispos de Portugal, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima.

No último dia da viagem a Portugal, 14 de maio, Bento XVI despede-se, às 8h, da Casa Nossa Senhora do Carmo, e às 9h30 chega ao heliporto da Serra do Pilar, em Gaia. Às 10h15, preside à Santa Missa, na Avenida dos Aliados, no Porto. Às 13h30 haverá a cerimônia de despedida, no aeroporto internacional do Porto, de onde o Papa regressa à Itália.

Em cada diocese a ser visitada pelo Papa em Portugal, as celebrações terão um tema próprio. “Santidade e Evangelização”, em Lisboa; “Repartir com alegria”, em Fátima, e “Igreja é Missão”, no Porto.»

Como tudo na vida, e ainda faltando muito tempo para este evento, poderá o programa sofrer melhorias. De qualquer forma ficamos a conhecer a proposta de programa.

A equipa de Homilias e Orações

Sem comentários:

Enviar um comentário