quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Leituras da Noite de Natal

LEITURA I Is 62, 1-5

Leitura do Livro de Isaías Por amor de Sião não me calarei,

por amor de Jerusalém não terei repouso,
enquanto a sua justiça não despontar
como a aurora e a sua salvação
não resplandecer como facho ardente.
Os povos hão-de ver a tua justiça
e todos os reis da terra a tua glória.
Receberás um nome novo,
que a boca do Senhor designará.
Serás coroa esplendorosa nas mãos do Senhor,
diadema real nas mãos do teu Deus.
Não mais te chamarão «Abandonada»,
nem à tua terra «Deserta»; mas hão-de
chamar-te «Predilecta» e à tua terra «Desposada»,
porque serás a predilecta do Senhor e
a tua terra terá um esposo. Tal como
o jovem desposa uma virgem, o teu Construtor
te desposará; e como a esposa
é a alegria do marido, tu serás a alegria do teu Deus.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 88 (89), 4-5.16-17. 27 e 29 (R. 2a)

Refrão: Cantarei eternamente
as misericórdias do Senhor. (Repete-se)

Concluí uma aliança com o meu eleito,
fiz um juramento a David meu servo:
Conservarei a tua descendência para sempre,
estabelecerei o teu trono por todas as gerações.
 
Feliz o povo que sabe aclamar-Vos
e caminha, Senhor, à luz do vosso rosto.
Todos os dias aclama o vosso nome
e se gloria com a vossa justiça.
 
Ele me invocará: ‘Vós sois meu Pai,
meu Deus, meu Salvador’.
Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor,
a minha aliança com ele será irrevogável.
 
LEITURA II Actos 13, 16-17.22-25

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Naqueles dias, Paulo chegou a
Antioquia da Pisídia.
Uma vez em que ele estava na sinagoga,
levantou-se, fez sinal com a mão
e disse: «Homens de Israel e vós
que temeis a Deus, escutai:
O Deus deste povo de Israel escolheu
os nossos pais e fez deles um grande povo,
quando viviam como estrangeiros
na terra do Egipto. Depois, com seu braço
poderoso, tirou-os de lá. Por fim, suscitou-lhes
David como rei, de quem deu este testemunho:
‘Encontrei David, filho de Jessé, homem
segundo o meu coração, que fará sempre
a minha vontade’. Da sua descendência,
como prometera, Deus fez nascer Jesus,
o Salvador de Israel. João tinha proclamado,
antes da sua vinda, um baptismo de penitência
a todo o povo de Israel. Prestes a terminar
a sua carreira, João dizia: ‘Eu não sou quem julgais;
mas depois de mim, vai chegar Alguém,
a quem eu não sou digno de desatar
as sandálias dos seus pés’».
Palavra do Senhor.


EVANGELHOForma longa Mt 1, 1-25

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David,
Filho de Abraão: Abraão gerou Isaac;
Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos.
Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara;
Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão;
Arão gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson;
Naasson gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz;
Booz gerou, de Rute, Obed;
Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David.
David, da mulher de Urias, gerou Salomão;
Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias;
Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat;
Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Ozias;
Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz;
Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés;
Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias;
Josias gerou Jeconias e seus irmãos,
ao tempo do desterro de Babilónia.
Depois do desterro de Babilónia,
Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim;
Eliacim gerou Azor; Azor gerou Sadoc;
Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;
Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã;
Matã gerou Jacob; Jacob gerou José,
esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo.
Assim, todas estas gerações são:
de Abraão a David, catorze gerações;
de David ao desterro de Babilónia, catorze gerações;
do desterro de Babilónia até Cristo, catorze gerações.
O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo:
Maria, sua Mãe, noiva de José,
antes de terem vivido em comum,
encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo.
Mas José, seu esposo, que era justo
e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo.
Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu
num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse:
«José, filho de David, não temas receber Maria,
tua esposa, pois o que nela se gerou
é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho
e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque
Ele salvará o povo dos seus pecados».
Tudo isto aconteceu para se cumprir
o que o Senhor anunciara por meio do Profeta,
que diz: «A Virgem conceberá
e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’,
que quer dizer ‘Deus connosco’».
Quando despertou do sono,
José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara
e recebeu sua esposa.
 Palavra da salvação.

Sem comentários:

Enviar um comentário