quinta-feira, 1 de abril de 2010

5ª Feira Santa - Leituras da Missa Crismal

LEITURA I Is 61, 1-3a.6a.8b-9

«O Senhor me ungiu e me enviou a anunciar a boa nova aos pobres e a levar-lhes o óleo da alegria»

Leitura do Livro de Isaías
O espírito do Senhor está sobre mim,
porque o Senhor me ungiu e me enviou
a anunciar a boa nova aos infelizes,
a curar os corações atribulados,
a proclamar a redenção aos cativos
e a liberdade aos prisioneiros,
a proclamar o ano da graça do Senhor
e o dia da acção justiceira do nosso Deus;
a consolar todos os aflitos,
a levar aos aflitos de Sião uma coroa em vez de cinza,
o óleo da alegria em vez do trajo de luto,
cânticos de louvor em vez de um espírito abatido.
Vós sereis chamados «Sacerdotes do Senhor»
e tereis o nome de «Ministros do nosso Deus».
— Eu lhes darei fielmente a recompensa
e firmarei com eles uma aliança eterna —.
A sua linhagem será conhecida entre os povos
e a sua descendência no meio das nações.
Quantos os virem terão de os reconhecer
como linhagem que o Senhor abençoou.
Palavra do Senhor.


LEITURA II Ap 1, 5-8

«O Príncipe dos reis da terra fez de nós um reino de sacerdotes para Deus»

Leitura do Apocalipse
Jesus Cristo é a Testemunha fiel,
o Primogénito dos mortos, o Príncipe dos reis da terra.
Àquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou do pecado
e fez de nós um reino de sacerdotes para Deus seu Pai,
a Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amen.
Ei-l’O que vem entre as nuvens,
e todos os olhos O verão, mesmo aqueles que O trespassaram;
e por sua causa hão-de lamentar-se todas as tribos da terra.
Sim. Amen.
«Eu sou o Alfa e o Ómega», diz o Senhor Deus,
«Aquele que é, que era e que há-de vir,
o Senhor do Universo».
Palavra do Senhor.


EVANGELHO Lc 4, 16-21

«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu»

Naquele tempo,
Jesus foi a Nazaré, onde Se tinha criado.
Segundo o seu costume,
entrou na sinagoga a um sábado
e levantou-Se para fazer a leitura.
Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías
e, ao abrir o livro,
encontrou a passagem em que estava escrito:
«O Espírito do Senhor está sobre mim,
porque Ele me ungiu
para anunciar a boa nova aos pobres.
Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos
e a vista aos cegos,
a restituir a liberdade aos oprimidos,
a proclamar o ano da graça do Senhor».
Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se.
Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga.
Começou então a dizer-lhes:
«Cumpriu-se hoje mesmo
esta passagem da Escritura que acabais de ouvir».
Palavra da salvação.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Sem comentários:

Enviar um comentário