sábado, 26 de setembro de 2009

26º Domingo Tempo Comum, ano B

LEITURA I Num 11, 25-29

«Estás com ciúmes por causa de mim? Quem dera que todo o povo fosse profeta!»

Leitura do Livro dos Números

Naqueles dias,o Senhor desceu na nuvem e falou com Moisés.Tirou uma parte do Espírito que estava nelee fê-lo poisar sobre setenta anciãos do povo.Logo que o Espírito poisou sobre eles,começaram a profetizar;mas não continuaram a fazê-lo.Tinham ficado no acampamento dois homens:um deles chamava-se Eldad e o outro Medad.O Espírito poisou também sobre eles,pois contavam-se entre os inscritos,embora não tivessem comparecido na tenda;e começaram a profetizar no acampamento.Um jovem correu a dizê-lo a Moisés:«Eldad e Medad estão a profetizar no acampamento».Então Josué, filho de Nun,que estava ao serviço de Moisés desde a juventude,tomou a palavra e disse:«Moisés, meu senhor, proíbe-os».Moisés, porém, respondeu-lhe:«Estás com ciúmes por causa de mim?Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profetae que o Senhor infundisse o seu Espírito sobre eles!»
Palavra do Senhor.
LEITURA II Tg 5, 1-6

«As vossas riquezas estão apodrecidas»

Leitura da Epístola de São Tiago

Agora, vós, ó ricos, chorai e lamentai-vos,por causa das desgraças que vão cair sobre vós.As vossas riquezas estão apodrecidase as vossas vestes estão comidas pela traça.O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se,e a sua ferrugem vai dar testemunho contra vóse devorar a vossa carne como fogo.Acumulastes tesouros no fim dos tempos.Privastes do salário os trabalhadoresque ceifaram as vossas terras.O seu salário clama;e os brados dos ceifeiroschegaram aos ouvidos do Senhor do Universo.Levastes na terra uma vida regalada e libertina,cevastes os vossos corações para o dia da matança.Condenastes e matastes o justoe ele não vos resiste.
Palavra do Senhor.
EVANGELHO Mc 9, 38-43.45.47-48

«Quem não é contra nós é por nós. Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo,João disse a Jesus:«Mestre,nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nomee procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco».Jesus respondeu:«Não o proibais;porque ninguém pode fazer um milagre em meu nomee depois dizer mal de Mim.Quem não é contra nós é por nós.Quem vos der a beber um copo de água, por serdes de Cristo,em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.Se alguém escandalizar algum destes pequeninosque crêem em Mim,melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoçouma dessas mós movidas por um jumentoe o lançassem ao mar.Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a;porque é melhor entrar mutilado na vidado que ter as duas mãos e ir para a Geena,para esse fogo que não se apaga.E se o teu pé é para ti ocasião de escândalo, corta-o;porque é melhor entrar coxo na vidado que ter os dois pés e ser lançado na Geena.E se um dos teus olhos é para ti ocasião de escândalo,deita-o fora;porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhosdo que ter os dois olhos e ser lançado na Geena,onde o verme não morre e o fogo não se apaga».
Palavra da salvação.
Homilia do Pe Antoine Coelho, LC
Homilia de 27 de Setembro 2009.
O Evangelho deste domingo apresenta-nos um quadro marginal dentro da vida de Jesus e dos apóstolos. Um desconhecido expulsa os demónios em nome de Jesus. É censurado pelos discípulos. Mas Cristo defende-o, “porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de mim”.
Este episódio mais bem secundário revela-nos no entanto uma verdade de grande importância na vida cristã. Dá-nos uma lição no que se refere a uma das atitudes espirituais mais daninhas tanto para a vida pessoal como para a Igreja: a de crer que somos de alguma forma os juízes do Espírito Santo e que este se deve submeter necessariamente aos nossos esquemas mentais. Por exemplo, com certa facilidade pode acontecer que sintamos a tentação de julgar certos grupos dentro da Igreja ou da paróquia, simplesmente porque têm um estilo diverso de viver a fé, fé essa, que, no entanto, é exactamente igual à nossa.
Vejamos os apóstolos. Eles estão todo o tempo com Jesus, seguem todos os seus passos, escutam todas as suas palavras. Cristo interpreta para eles de modo privado as suas parábolas. “A vocês foram revelados os Mistérios do Reino”, diz-lhe inclusive o Mestre no Evangelho de S. Lucas. Nada mais natural pensar que este homem que não está no grupo dos íntimos do Senhor, cujo nome nem conhecem, não tem direito de usar o nome do Mestre para expulsar demónios. O que eles não podem suspeitar é que a acção espiritual de Deus e a própria acção espiritual de Jesus vai muito mais além do que eles podem ver. Desborda tudo o que eles podem imaginar.
A atitude correcta do cristão não pode ser outra que a de se abrir à maravilhosa e variada acção de Deus. Claro, com discernimento, consultando quem sabe mais que eu, quem tem autoridade na Igreja, porque efectivamente há muita confusão religiosa por aí e muito engano…Mas não é certamente correcto querer obrigar o Deus infinito a entrar nos nossos modos de pensar limitados. Deus sempre nos vai surpreender porque Deus é…Deus. E ele tem necessariamente que nos surpreender, para o nosso bem. Assim mostra-nos que as rédeas as tem ele e não nós. Desta forma, Deus surpreendeu os discípulos com este desconhecido, que eles talvez nunca tinham visto, e que talvez expulsava os demónios melhor que eles e com mais fé. Do mesmo modo, como mostra a primeira leitura, ficaram estupefactos os israelitas ao constatar que o Espírito poisara sobre Eldad e Medad embora não tivessem comparecido na tenda com Moisés, que era o lugar esperado e adequado para as profecias. Mas o Espírito do Senhor é livre ou, melhor dito, é a liberdade, como diz São Paulo na carta aos Coríntios; e quem vive no Espírito, que sopra de onde não sabemos e vai aonde não sabemos, é também ele livre, ou melhor, é o homem autenticamente livre.
Mas a primeira e fundamental condição do coração para possuir a liberdade do Espírito é o que podemos chamar a abertura a Deus. Ela consiste, no fundo, em reconhecer que Deus é o senhor da minha vida e da história, que é ele quem tem o volante da minha existência. Como nos custa deixar este volante nas mãos de Deus! É provavelmente o que mais custa ao homem: deixar que o senhor actue livremente na sua vida, possa meter a mão em todos os seus planos pessoais e em todos os seus modos de pensar para modificar soberanamente o seu curso, porque contaminado pelo egoísmo. Mas não será isso uma espécie de tirania, de parte de Deus? Não.
Certa vez, um amigo seminarista decidiu remar em direcção a uma ilha do sul de Itália que se encontrava a uns dez quilómetros do litoral. Pensava que seria fácil pois possuía uma boa condição física. Tinha remado já muitas vezes e muitas horas dentro de rios e tinha enfrentado já situações perigosas. Várias horas depois, encontraram-no numa pequena ilha perdida, situada a uns 15 quilómetros a leste do seu objectivo. O que acontecera? Fora levado pelas correntes. Pensava ser o senhor da sua barca, pois não lhe faltavam músculos, nem vontade, nem remos. Mas esqueceu que debaixo da sua frágil embarcação existia um imenso mundo sobre o qual não tinha qualquer tipo de controlo: o mar. Esse mar imenso que não controlamos é a nossa vida, é o nosso coração, verdadeira selva de desejos incontroláveis, é a vida de tantos outros que nos influenciam de mil maneiras, são as muitas leis da natureza que ainda não conseguimos decifrar; e são também as forças invisíveis do bem e as invisíveis do mal, tão subtis que a ciência nem pode suspeitar da sua existência. Quantas correntes debaixo da nossa barca! E as vezes pensamos que com um frágil remo e a força do nosso braço, as poderemos controlar.
Por isso, a nossa liberdade só pode ser o Espírito do Senhor, pois todas as correntes do universo cujos percursos se perdem para nós na neblina do mistério, as passadas e as futuras, na sua quase infinita complexidade, estão todas nas suas mãos amorosas; tão infinitamente potentes essas mãos, quanto infinitamente delicadas connosco, pois não querem atropelar a nossa liberdade. Aprendamos a abrir-nos a este Espírito, aprendamos a ser dócil e a amar o que ele ama e como ele ama. Aprendamos a consultá-lo sinceramente, sem buscar antes a nossa solução, que não é muitas vezes nenhuma verdadeira solução.
O Evangelho pode ser as vezes um pouco duro com os apóstolos porque desnuda francamente as suas limitações. Mas também as suas nobrezas. É verdade que João falhou, julgou o Espírito à medida do seu pequeno espírito, mas teve a lealdade de consultar o Senhor ao respeito do seu procedimento. Que sejamos assim. Somos pequenos e frágeis e enganar-se faz parte da nossa condição humana, mas tenhamos sempre a humildade de nos apoiarmos em quem é mais experimentado ou recebeu do Senhor a responsabilidade de apascentar as ovelhas. Assim aprenderemos e, como são João, tornar-nos-emos pouco a pouco discípulos do amor misericordioso e benigno de Deus.
Pe. Antoine Coelho, LC

domingo, 20 de setembro de 2009

25º Domingo Tempo Comum, ano B

LEITURA I Sab 2, 12.17-20
«Condenemo-lo à morte infamante»

Leitura do Livro da Sabedoria

Disseram os ímpios:«Armemos ciladas ao justo,porque nos incomoda e se opõe às nossas obras;censura-nos as transgressões à leie repreende-nos as faltas de educação.Vejamos se as suas palavras são verdadeiras,observemos como é a sua morte.Porque, se o justo é filho de Deus,Deus o protegerá e o livrará das mãos dos seus adversários.Provemo-lo com ultrajes e torturaspara conhecermos a sua mansidãoe apreciarmos a sua paciência.Condenemo-lo à morte infame,porque, segundo diz, Alguém virá socorrê-lo.
Palavra do Senhor.


LEITURA II Tg 3, 16 -- 4, 3
«O fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz»

Leitura da Epístola de São Tiago

Caríssimos:
Onde há inveja e rivalidade,também há desordem e toda a espécie de más acções.Mas a sabedoria que vem do altoé pura, pacífica, compreensiva e generosa,cheia de misericórdia e de boas obras,imparcial e sem hipocrisia.O fruto da justiça semeia-se na pazpara aqueles que praticam a paz.De onde vêm as guerras?De onde procedem os conflitos entre vós?Não é precisamente das paixões que lutam nos vossos membros?Cobiçais e nada conseguis: então assassinais.Sois invejosos e não podeis obter nada:então entrais em conflitos e guerras.Nada tendes, porque nada pedis.Pedis e não recebeis, porque pedis mal,pois o que pedis é para satisfazer as vossas paixões.

Palavra do Senhor.
EVANGELHO Mc 9, 30-37

«O Filho do homem vai ser entregue... Quem quiser ser o primeiro será o servo de todos»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo,Jesus e os seus discípulos caminhavam através da Galileia,mas Ele não queria que ninguém o soubesse;porque ensinava os discípulos, dizendo-lhes:«O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homense eles vão matá-l’O;mas Ele, três dias depois de morto, ressuscitará».Os discípulos não compreendiam aquelas palavrase tinham medo de O interrogar.Quando chegaram a Cafarnaum e já estavam em casa,Jesus perguntou-lhes:«Que discutíeis no caminho?»Eles ficaram calados,porque tinham discutido uns com os outrossobre qual deles era o maior.Então, Jesus sentou-Se, chamou os Doze e disse-lhes:«Quem quiser ser o primeiro será o último de todose o servo de todos».E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles,abraçou-a e disse-lhes:«Quem receber uma destas crianças em meu nomeé a Mim que recebe;e quem Me recebernão Me recebe a Mim, mas Àquele que Me enviou».

Palavra da salvação.
Homilia do Pe Antoine Coelho, LC
Homilia de 20 de Setembro 2009.

As leituras deste domingo apresentam um marcado contraste entre o bem e o mal. No livro da Sabedoria exclamam os ímpios: Armemos ciladas ao justo! Provemo-lo com ultrajes e torturas! A carta de Santiago opõe a sabedoria que vem do alto, “pura, pacífica, compreensiva e generosa” ao coração de alguns fiéis onde brotam paixões, cobiças e invejas. Por fim, Cristo, no Evangelho, depois de anunciar aos discípulos o mistério da sua Paixão, tecida toda ela de amor e de desinteresse por parte dele, constata que os apóstolos tinham disputado de forma privada os primeiros lugares no próximo reino do Messias. O bem vem do alto, representa uma realidade superior, que se oferece em troca de…nada. O mal tem como origem o coração doente do homem onde rasteja uma tendência escura que quer que todo se lhe ofereça, sem dar nada.
Os textos bíblicos mostram claramente que a convivência entre o bem e as forças do mal não pode ser pacífica. E isso aplica-se também ao coração do homem que busca sinceramente a luz: não poderá fazer nunca as pazes consigo mesmo, precisamente porque dentro dele existe também outro homem que não ama a luz. Os ímpios do livro da Sabedoria não podem impedir-se de condenar o justo à morte, porque o mal não é uma tendência moderada, algo que admite pactos ou ao que diques humanos podem resistir muito tempo. O Apóstolo Santiago vê-se obrigado a reprimendas severas para conter vozes e atitudes entre fiéis que no entanto tinham escolhido corajosamente seguir o Senhor. E que dizer da passagem do Evangelho, onde o mal parece atacar Cristo por todos os lados? Cristo anuncia que será entregado pelo seu povo aos pagãos que o matarão, enquanto o coração dos Apóstolos está longe, projectando um futuro de glórias pessoais.
Assim, a Palavra de Deus não deixa lugar a dúvidas: não existe uma possível harmonia entre o bem e o mal. Não existe o mal necessário; este não é o ingrediente de um equilíbrio superior, como as vezes podem apresentá-lo algumas filosofias ou religiões orientais. Triste equilíbrio seria este, onde o destino do homem, esquartejado entre forças do bem e do mal antagónicas e de poder equivalente, estaria à mercê da boa ou má fortuna, e não da sua liberdade. Na verdade, segundo a nossa fé, o homem pode escolher verdadeiramente entre o bem e o mal, porque o bem que lhe é dado em Cristo, como mostra o Evangelho, é mais forte que a mesma morte.
O mal tampouco pode ser um meio em vista de um fim bom, como se o mal pudesse fazer parte de um projecto humano que considera útil todo tipo de caminhos com vistas a obter um resultado final bom, ao menos para a grande maioria. Em realidade, quem escolhe o mal, seja este meio ou fim, não pode querer o bem. Busca, no fundo, o seu bem pessoal, encerrando-se em soluções meramente humanas, e não é capaz de se abrir ao grande Bem que somente Deus pode dar e que é para todos. Um Bem, para o qual todos são elite, todos são importantes, do varredor ao presidente. Quem escolhe o mal, muitas vezes está a tender a todo o mal, secretamente e sem mesmo se dar conta disso.
Mas se o mal não tem espaço ou ao menos não deveria ter espaço no equilíbrio das coisas, então é porque tudo pertence ao amor. Mais ainda, o amor é o espaço real onde todos podem desenvolver-se plenamente e em liberdade. Com efeito, é o primeiro e o último, a origem e o fim de todas as coisas; a verdadeira razão do nosso existir. Quem não aceita as revindicações enganadoras do mal, só tem um caminho, confiar no amor, confiar numa mão providente que nos guia. Quando entra em crise esta confiança, começam então as soluções humanas, as decisões falsamente realistas e responsáveis: “somos obrigados a fazer o mal”, alguns dizem, “se não, como sobrevivemos neste mundo? O importante é fazer mais bem que mal”. Mas cabe perguntar-se: podem conviver o dia e a noite? A Bíblia não cessa de nos dizer que não, os textos deste domingo são claros. Quem faz entrar conscientemente a noite na alma, ainda que seja por uma frincha, escurece toda a alma. Cristo, no Evangelho, diz-nos também que o coração não pode pertencer a dois senhores. Quem opta pertinazmente pelo mal não pode ter Cristo como Senhor. Certamente, é diverso o caso daquele que cede ao mal num momento de fraqueza e busca imediatamente a reconciliação com Deus e com o próximo.
Mas negar ao mal o seu espaço não equivale, no fim de contas, a querer esquecer o mal, a esconder a cabeça como a avestruz? Podemos seriamente negar ao mal o seu espaço, quando de facto o ecrã das nossas televisões lhe dá tanto direito de antena? E não grita o mal que existe no dia a dia das nossas relações humanas? Realmente o que a fé lhe nega é que ele pode trazer algo positivo seja para as sociedades, seja para o homem particular. O certo, também, é que nas actuais condições de vida, que não são as definitivas, como serão as da Eternidade, o mal pode e deve em certas circunstâncias ser tolerado. Tolerar o mal não é cooperar com ele. Tolerar é reconhecer que há certos males que, de momento, não podem ser erradicados. Ou porque a pessoa ou a sociedade não são capazes de fazê-lo em determinado momento, ou porque simplesmente nunca serão capazes de tal coisa. Consideremos as críticas ao próximo que tão facilmente afloram aos nossos lábios. Quem pode seriamente querer reprimi-los legalmente? Mas tolerar não significa que não se busca uma solução aos problemas, significa aceitar que as vezes a solução não pode vir de imediato.
Que temos de lutar contra o mal nas nossas vidas e com todas as nossas forças, creio que isso ficou claro. Mas como fazê-lo concretamente? Poderíamos dizer muitas coisas ao respeito: são inumeráveis as formas de apostolado começando pelo apostolado mais básico e importante, o da oração. Tudo isso é indispensável, mas vejamos algo mais fundamental, algo que poderá ajudar-nos a adquirir a atitude fundamental, a atitude que revoluciona o mundo dos corações. Vejamos o Evangelho. Ele mostra-nos que Cristo, se bem não quis fazer pactos com o mal, não o ignorou. Mais ainda: foi ao seu encontro. “Armemos ciladas ao justo”, dizia profeticamente o livro da sabedoria. E esse justo, Cristo, não o evitou: “o Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens, que vão matá-lo”. Cristo aceitará todo o veneno do beijo de Judas e não esconderá a cara. “Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos”. Cristo é a criança que aceitará docilmente ser levada ao matadouro.
Está claro que andar ao encontro do mal, não é buscar tentações ou ocasiões próximas de cair. Isso seria, antes pelo contrário, entrar na lógica do mal, como o é por exemplo fugir do mal (é ceder ao medo e o medo é muitas vezes algo que o mal nos inocula) ou como o é, pior ainda, responder ao mal com o mal (em certo sentido, isso também é deixar-se vencer pelo medo). Cristo é aquele que despedaça a lógica do mal, porque ele o sofre na vida com paz e o oferece na oração, perdoando. Assim, o mal é desarmado, porque o mal não passa de um espantalho, não tem consistência própria. Desaparece quando o bem não tem medo de ser si mesmo e de receber os ataques do mal, permanecendo igual a si mesmo.
Para vencer o mal não existem varinhas mágicas, apagadores que o eliminam como se nada tivesse acontecido, como se as pessoas não tivessem responsabilidades sérias neste assunto. A solução é a cruz, ou seja, é amar até ao fim como Cristo (Jo 13, 1), é tomar sobre si com muito amor e na forma de sofrimento aceitado, a responsabilidade que outros têm. Assim podemos salvá-los. É claro que isso é um caminho duro, mas não existe uma terceira via entre a cruz e o caminho do egoísmo. O que ama não pode ver o mal proliferar e ficar de braços cruzados. Seguirá o Senhor.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mensagem de Boas Vindas

Este blogue é de inspiração católica, e tem como objectivo comunicar uns com os outros na fé.

Temos as homilias do Pe. Antoine Coelho, LC , que as colocará on-line sempre que possível na língua portuguesa, e, se necessário também, em francês ou espanhol. O Pe. Antoine também poderá dar orientações sobre liturgia, doutrina cristã e outros assuntos que directamente possa responder.
Temos também algo que não é inédito no mundo da Internet, um serviço de orações pelos doentes, que funciona através do envio de um e-mail para homiliaseoracoes@gmail.com em que se explique o motivo do pedido. Durante 7 dias consecutivos uma equipa fará oração pelas intenções colocadas. Se for necessário renovar o pedido de oração, poderão fazê-lo quantas vezes forem necessárias. Não se aceitarão, como é obvio, pedidos que não reflictam uma verdadeira necessidade da pessoa e que sejam simplesmente fruto de desejos superficiais ou não de acordo com a fé católica.

Vamos divulgar algumas das mais variadas devoções que os católicos têm ao longo do mundo.

A administração do Blogue tem o direito de apagar qualquer mensagem que considere menos própria ou inoportuna para o seu bom funcionamento.

Desejamos que corresponda às suas espectativas e necessidades.

A equipa,
Homilias e Orações